terça-feira, 26 de outubro de 2010

Ciência, tecnologia, sociedade e educação ambiental

Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA), educação origina-se da ciência, tecnologia e sociedade (CTS) o movimento emensino de ciências . Esta é uma visão sobre a educação científica que enfatiza o ensino da evolução científica e tecnológica em seus contextos culturais, econômicos, sociais e políticos. Nesta visão do ensino de ciências, os alunos são incentivados a se envolver em questões relativas ao impacto da ciência na vida cotidiana e tomar decisões responsáveis sobre como abordar estas questões (Solomon, 1993 e Aikenhead, 1994).


CONTEÚDOS CURRICULARES

Desde efluente educação tem múltiplas facetas, há uma variedade de maneiras em que podem ser abordados em sala de aula. Isso oferece aos professores um certo grau de flexibilidade, não só na incorporação da perspectiva de efluente em suas aulas de ciência, mas na integração de outras áreas curriculares, como história, geografia, estudos sociais e artes da linguagem (Richardson e Blades, 2001). A tabela abaixo resume as diferentes abordagens da educação CTSA descritos na literatura (Ziman, 1994 e Pedretti, 2005):


ABORDAGEM

DESCRIÇÃO

EXEMPLO

Histórico

Uma forma de humanizar a ciência. Esta abordagem examina a história da ciência, através de exemplos concretos, e é visto como forma de demonstrar a falibilidade da ciência e dos cientistas.

Aprendendo sobre invenções ou teorias científicas através das vidas e dos mundos do cientista famoso. Os alunos podem pesquisar suas áreas de interesse e apresentá-los através de várias atividades: por exemplo, papel drama-play, debates e documentários. Através deste tipo de exploração, os alunos examinar os valores, crenças e atitudes que influenciaram o trabalho dos cientistas, as suas perspectivas sobre o mundo, e como seu trabalho tem impactado as nossas circunstâncias presentes e compreensão da ciência hoje.

Filosóficas

alunos ajuda a formular uma compreensão de diferentes perspectivas sobre a natureza da ciência, e como pontos de vista divergentes sobre a natureza ea validade do conhecimento científico influencia o trabalho dos cientistas que demonstra como a sociedade reage e orienta para a inovação científica.

Usando narrativas históricas ou histórias de descobertas científicas para analisar concretamente as questões filosóficas e visões sobre a ciência. Por exemplo, "A dupla hélice", de James D. Watson é um relato da descoberta do DNA. Essa narrativa histórica pode ser usado para explorar questões como: "O que é ciência? Que tipo de pesquisa foi feito para tornar essa descoberta? Como este desenvolvimento científico influenciar nossas vidas?A ciência pode nos ajudar a entender tudo sobre o nosso mundo? "Tal exploração revela o contexto social e histórico de debates filosóficos sobre a natureza da ciência, tornando este tipo de concreto inquérito, significativa e aplicável à realidade dos alunos.

Baseada em questões

Esta é a abordagem mais amplamente aplicado à educação CTSA. Ela estimula a compreensão da ciência por trás de problemas, e as conseqüências para a sociedade eo meio ambiente. Uma abordagem multifacetada para examinar as questões destaca a complexidade dos debates da vida real. Os alunos também se tornar consciente dos motivos diversos para tomar decisões que abordar as questões ambientais.

eventos da vida real dentro da comunidade, a nível nacional ou internacional, podem ser examinados a partir de perspectivas políticas, económicas, éticas e sociais através de apresentações, debates, dramatização, documentários e narrativas. eventos da vida real podem incluir: o impacto das legislações ambientais, acidentes industriais e da influência de determinadas inovações científicas ou tecnológicas na sociedade e no ambiente.

Fonte:http://translate.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário